Visitar o Farol da Nazaré: dicas e informações

Visitar o Farol da Nazaré é um excelente destino para quem ama surf. É o ponto mais alto para quem visita a região, o que permite, por si só, uma vista espetacular das praias, e em especial, da Praia do Norte (onde acontecem as ondas gigantes).

Na verdade, embora sempre se mencione o "Farol da Nazaré", este fica no Forte de São Miguel Arcanjo, que teve sua primeira construção em 1577, como forma de defesa aos ataques de piratas.

Imagem de São Miguel Arcanjo na entrada do Forte. A imagem foi danificada por causa de batalhas entre absolutistas e liberais.

Com o passar dos anos, o Forte acabou por sofrer algumas alterações, mas não perdeu o caráter defensivo. Somente em 1903, a pedido dos pescadores, o Forte ganha o Farol e passa a ter uma nova função.

No entanto, com a descoberta das ondas gigantes pelo mundo, e uma se tornando a Praia do Norte palco de disputas internacionais por surfistas, hoje o Forte conta a história de como se formam as ondas e também um pouco de cada herói do surf que passou por ali.

Surfistas de ondas gigantes:

Um dos maiores orgulhos é a Maya Gabeira, que depois de um acidente gravíssimo, retorna para Nazaré e entra para o Guiness Book como a mulher recordista em onda gigante!

Certificado do Guiness Book

Outros Brasileiros também brilharam por lá: Carlos Burle, Pedro Scooby, Rodrigo Koxa, Caio Vaz.

Além destes surfistas, há outros de várias nacionalidades que buscam o local para se desafiar e surfar as ondas gigantes.

Vale lembrar que foi McNamara o surfista quem colocou Nazaré nos holofotes do mundo, incluindo a Praia do Norte na rota das ondas gigantes e no mapa mundial do surf. Ele é o mais experiente em ondas gigantes da Nazaré.

Pranchas de surfistas que desafiaram as ondas gigantes (fiquei surpresa em como são pequenas)

E como acontecem as ondas gigantes?

As ondas gigantes que ocorrem na Praia do Norte, na Nazaré, são desencadeadas por um evento natural (geológico): um funda submersa.

Normalmente é denominado "canhão da Nazaré" e se estende de 50m até 4900m de profundidade. Em determinadas épocas do ano - em regra no inverno - as correntes marítimas fazem com que a ondulação "bata" na fenda e crie a onda gigante.

Em 2004 foi descoberto um submarino alemão, da 2ª Guerra, que foi deliberadamente afundado e se encontra a aproximadamente 100m de profundidade.

Para visitar o Farol da Nazaré:

Para visitar o Farol da Nazaré é preciso comprar o bilhete na entrada do Forte, e custa 1 euro por pessoa. Entre e aproveite para fazer as melhores fotos das praias da Nazaré!

Fique atento! Em dias de campeonatos não é possível visitar o Farol/Forte. Por isso, caso queira aprender um pouco mais sobre o local, a formação das ondas, e ter o melhor ângulo, escolha outro momento para visitar.

Praia do Norte (onde acontecem as ondas gigantes)

Como chegar ao Farol da Nazaré:

Nazaré fica a aproximadamente 130 quilômetros de Lisboa. Pode se chegar de carro (custo estimado de 7 euros de portagem/pedágio), comboio (trem) ou de ônibus (autocarro).

Se optar pelo comboio, a estação de destino é Famalicão da Nazaré.

Caso queira ir de autocarro, há saídas de Lisboa-Oriente e de Lisboa-Sete Rios, mas esta última oferece um maior número de horários de partidas.

Aberto todos os dias, das 10:00h às 20:30h, com última entrada 30min antes de fechar. FECHADO em dias de campeonato.

Praia da Nazaré

Para conhecer outros destinos em PORTUGAL, veja também:

Roteiro de 7 dias pelos arredores de Lisboa

Tomar - o início dos Templários em Portugal

Roteiro de 2 dias pelo Porto

Bacalhôa - visitando a vinícola

ORGANIZANDO SUA VIAGEM:

Buscando um hotel ou apartamento? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!

Caso queira um atendimento exclusivo e com os melhores valores, entre em contato com a nossa AGÊNCIA PARCEIRA CHECK IN LISBOA e tenha o melhor para sua viagem!

Se preferir o Airbnb, faça seu cadastro e reserva por aqui!

Pensando em uma #roadtrip ? Alugue seu carro com a Rentcars, parceira do Blog!

Para viajar para Portugal, Cabo Verde ou Itália, você pode fazer o PB4.

Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!

Facebook:Um Olhar Novo

Instagram: @blogumolharnovo

Twitter: @UmOlharNovo

Anterior
Anterior

Viajar em tempo de pandemia: minha experiência em voo Portugal - Brasil

Próximo
Próximo

Castelo de Almourol: como visitar