Basílica da Estrela

Denominada de "Real Basílica da Estrela", a imponente igreja no bairro da Estrela, foi construída por ordem da Rainha D. Maria I.

Foi a primeira igreja na Europa dedicada ao Santíssimo Coração de Jesus, e remonta ao século XVIII.

A Basílica da Estrela teve sua construção iniciada em 1779, e após 10 anos, foi concluída. Tem estilo neoclássico e barroco, e muitos a comparam à Basílica de São Pedro, em Roma.

Ela só foi construída após o terremoto de 1755, e por esse motivo (óbvio haha) não há qualquer informação a respeito do evento catastrófico na igreja.

História breve da Basílica da Estrela:

D. Maria I teve dificuldades para engravidar, o que era um problema grave para a família real na época da monarquia.

E com base nesta situação, na Capelinha que se encontra no Miradouro de Nossa Senhora do Monte, fez uma promessa: disse à Nossa Senhora que construiria uma igreja grande e imponente se pudesse gerar um filho.

Com a gravidez se iniciaram as obras, mas o filho desta promessa acabou por falecer, por ter contraído varíola, dois anos antes da obra ser concluída.

O certo é que se tornou a maior igreja de Lisboa, e do Miradouro de Nossa Senhora do Monte é possível ver sua cúpula, nos relembrando sempre da história.

Sobre a Basílica:

Ao lado da Basílica da Estrela está o Convento das Carmelitas Descalças de Santa Teresa, também mandado construir por ordem de D. Maria I.

Dentro da Igreja é possível ver a riqueza que ela representa. O interior é revestido em mármore, com detalhes em bronze, além dos confessionários, molduras, pinturas, que foram feitos por artistas da época.

Os quadros do altar-mor foram pintados em Roma, por Pompeu Batoni, representando o Coração de Jesus e, por baixo, quatro figuras que representam Ásia, África, América e Europa (quatro partes do mundo) a adorar o Santíssimo Coração.

OBS: Acho que na época a Oceania não era considerada continente, mas os historiadores e geógrafos me ajudem!

O túmulo de D. Maria I também fica na Basílica da Estrela. Embora tenha morrido no Brasil, os restos foram transladados e é a única monarca da dinastia de Bragança que não está no Panteão Nacional.

A Basílica da Estrela também tem um outro atrativo: um Presépio com aproximadamente 500 peças.

Com revestimento de cortiça, as peças foram colocadas com ideia de profundidade, levando-nos a reviver o nascimento de Cristo com o passar do tempo.

Nas laterais do presépio há fatos do cotidiano cultural português, o que é ainda mais enriquecedor, levando a mostrar tanto a santidade, quanto o profano.

Como chegar na Basílica da Estrela?

  • Ônibus (autocarro): 774, mas para saber exatamente qual pegar, consulte o app Moovit.
  • Elétrico: 25 e 28

Ingresso da Basílica da Estrela:

A Basílica tem visitação gratuita, mas para ver o presépio paga-se a quantia de 2 euros.

Caso queira ir até a cúpula, o valor a ser pago é de 4 euros, e pode-se subir de 3ª à domingo, no horário compreendido entre às 10h e às 18:30h.

A Basílica da Estrela está aberta das 08h até às 20h, mas durante as missas não é possível visitar. Para saber sobre as missas, acesse o site do Patriarcado de Lisboa.

Não é possível tirar fotos dentro da Basílica, e por isso, o post conta apenas com foto externa ;)

Para conhecer mais sobre Lisboa, você pode ler também:

Roteiro de 3 dias em Lisboa

Museu do Oriente

Pastelarias para se deliciar

7 dias em Portugal a partir de Lisboa

Como visitar o Cristo Rei

ORGANIZANDO SUA VIAGEM:

Buscando um hotel ou apartamento? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!

Se preferir o Airbnb, faça seu cadastro e reserva por aqui!

Pensando em uma #roadtrip ? Alugue seu carro com a Rentcars, parceira do Blog!

Para viajar para Portugal, Cabo Verde ou Itália, você pode fazer o PB4.

Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!

Facebook:Um Olhar Novo

Instagram: @blogumolharnovo

Twitter: @UmOlharNovo

Anterior
Anterior

Mosteiro da Batalha: ícone da Batalha de Aljubarrota

Próximo
Próximo

Miolo: delícias no Bairro Alto