Voluntariado em Portugal: como ser um voluntário?

O Voluntariado é algo que sempre nos agrega muito valor: partilhamos experiências e aprendemos novas atividades, conhecemos pessoas, saímos da zona de conforto. Em Portugal não é diferente.

Aliás, em Portugal e em toda a Europa, o voluntariado é um serviço que agrega muito valor ao curriculum de alguém. Afinal, dispor de tempo sem fins lucrativos é mesmo de um valor muito alto.

Mas, como ser um voluntário em Portugal?

A primeira coisa a se fazer é pensar em qual instituição você pretende ser voluntário.

A partir daí, entre em contato com ela (deixo algumas ideias abaixo) por e-mail, ou formulário, e encaminhe também seu curriculum.

Em Portugal utiliza-se o curriculum modelo europeu, que você pode acessar clicando aqui.

Lembre-se, no seu e-mail, de informar como gostaria de ajudar e também a sua disponibilidade.

Isso por que, por mais que tenha formação em uma determinada área, pode ser que tenha outras habilidades - não mencionadas no curriculum, e que podem ser fatores de colaboração.

Por ex, se você é formado em Direito, mas tem interesse em contar histórias para crianças em hospital, lembre-se de dizer isso no seu e-mail.

Assim, encaminhado o e-mail com informações e curriculum, aguarde ser contatado. Normalmente será marcada uma entrevista pessoal, na qual o entrevistador confirmará dados e também esclarecerá as vagas de voluntariado existentes.

É importante se lembrar que o trabalho voluntário requer dedicação, amor, paciência. E também que é preciso levar muito à sério, já que as pessoas contarão com o seu compromisso.

Não é por que não é pago que pode ser bagunça, certo?!

Busque instituições que possuem alguma relação com você - a afinidade é um fator que nos motiva a querer fazer o nosso melhor.

Para conhecer as instituições, antes de se candidatar, frequente workshops que são dados, palestras, visite as instalações.

Foi assim que conheci duas instituições que ajudo - a Casa do Brasil em Lisboa e a Associação Renovar a Mouraria.

E a afinidade foi mesmo algo muito motivado - ambas são associações de migrantes.

Mas não pensem que os locais só precisam de pessoas relacionadas à sua própria área de inserção, ou mesmo de interesse.

Nada se constrói sozinho.

Sempre é preciso de alguém que entenda de computadores, um eletricista, encanador, alguém que saiba outra língua, e muito mais.

Se você imagina que não pode contribuir, está enganado! Encaminhe suas informações e com certeza terá lugar!

Sugestões de voluntariado:

Seguem algumas sugestões de onde se inscrever:

Casa do Brasil em Lisboa: enviem e-mail com seu curriculum para comunicacaodacasadobrasil@gmail.com - assunto: Voluntariado

Associação Renovar a Mouraria: preencher o formulário aqui, e informar a área de interesse (são muitas).

Santa Casa de Misericórdia: preencher a ficha de inscrição deste link. Existem 3 áreas diferentes, veja em qual terá mais interesse e coloque por ordem de preferência.

Concelho de Cascais: o Concelho (Município) de Cascais disponibiliza várias atividades de voluntariado, inclusive para a população sênior. Para saber mais, clique no site oficial e escolha a atividade que mais se encaixa com você.

Centros Comunitários: os Centros Comunitários das Igrejas Católicas também possuem serviço voluntário. Acompanho o Centro Comunitário Paróquia da Parede e gosto muito do trabalho deles. Veja aqui sobre eles.

Cruz Vermelha Portuguesa: saiba como ser voluntário, e os locais de voluntariado, neste link.

Serviço Voluntário Europeu (SVE): programa que se destina a jovens (entre 17 e 30 anos, com residência legal), que irão para outro país que não o de sua residência, em áreas variadas (exceto situações de crises humanitárias). Para saber mais, veja o site oficial.

Nações Unidas: a ONU possui programas de voluntariado em todo mundo, e este pode ser exercido no país onde reside, ou em outro. Para saber informações, e também se candidatar, acesse o site da ONU.
Site em francês, inglês ou espanhol.

AMI - Assistência Médica Internacional: trata-se de uma ONG portuguesa que tem por objeto lutar contra pobreza, exclusão social, subdesenvolvimento, sequelas de guerra. Para se inscrever e tirar suas dúvidas, clique aqui.

Essas são apenas algumas sugestões para que comecem o voluntariado.

Caso tenham alguma experiência, ou sugestão de instituição, compartilhe aqui! Deixe um cometário e amplie a rede de voluntariado!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM:

Buscando um hotel ou apartamento? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!

Pensando em uma #roadtrip ? Alugue seu carro com a Rentcars, parceira do Blog!

Para viajar para Portugal, Cabo Verde ou Itália, você pode fazer o PB4.

Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!

Facebook:Um Olhar Novo

Instagram: @blogumolharnovo

Twitter: @UmOlharNovo

Anterior
Anterior

Melgaço: o que ver no extremo norte de Portugal

Próximo
Próximo

Dia Internacional dos Museus 2019: programação em Portugal