Bordeaux: roteiro de um dia

Parte 1: Roteiro pela cidade

Bordeaux ou Bordéaus (como se diz em Portugal), na França, é um destino para amantes de vinhos, mas não só.

Confesso que minha viagem tinha como foco maior conhecer este mundo vínico tão bom, mas descobri que a cidade vai muito além - e por isso não é apenas um destino para quem ama vinhos.

Se você gosta de Paris, vai amar Bordeaux. A atmosfesra é bem semelhante - pelo francês (obviamente), mas pela geografia: a cidade corta pelo rio, as cores dos prédios, as ruas etc. A diferença é se bem mais tranquila do que Paris.

E pensando em gosta - mas em quem não gosta - de vinhos, aqui fica a sugestão do roteiro de um dia por Bordeaux.

Mas, antes de te dizer o que conhecer, a primeira dica é: compre o Bordeaux Métropole Citypass (BMC)- como ele permite utilizar o transporte público, vai ser ótimo para te levar para dois lugares em especial: La Cité du Vin e Les Bassins des Lumières. Além disso, o Bordeaux Métropole Citypass dá direito ao passeio no ônibus de turismo, um walking tour, no trem de turismo ou ainda ao boat tour (barco). Falamos aqui sobre o Bordeaux Métropole Citypass.

Para começar o dia sugerimos seguirem para Les Bassins des Lumières, um local de exposições em Bordeaux. Quando estive por lá (novembro/2023) aconteciam duas exposições: do Tintim e do Salvador Dalí - e foi super interessante. Vale antes de ir conferir o que está disponível, e você pode conferir no site oficial.

De lá, sigam para La Cité du Vin. O local é um grande museu do vinho, todo iterativo, que permite ter noções sensoriais diversas. A visita (livre) acaba com uma prova de vinho - apenas um vinho está incluído, mas podem comprar outros (vende “a copo”). A prova é feita no último andar do edifício, com uma vista de toda a cidade. Tenha apenas em atenção que, se tiverem adquirido o BMC é imprescindível que entrem até às 12h para se beneficiarem da gratuidade.

Já estarão pela hora do almoço, e em frente à Cité du Vin temos o Mercado: Les Halles Bacalan - local ideal para uma pausa para o almoço. Vários aperitivos e bebidas, além do clima super gostoso.

Após esta pausa gastronômica, o destino é o centro de Bordaux. Se tiver o BMC pode utilizá-lo para seguir para os pontos turísticos, mas caso não tenha, pegue o TRAM B até a estação Hôtel de Ville - logo que descerem já poderão ver a Catedral de Bordeaux (Cathédrale Saint-André de Bordeau) e a Tour Pey-Berland.

De lá sigam caminhando até a Rue Sainte Catherine - uma rua cheia de lojas, bem movimentada. É hora de comprar as lembranças e presentes. A partir daqui a sugestão é seguir pela própria Rue Sainte Catherine até o Grosse Cloche - um dos campanários mais antigos da França e que desde o século XIII e que toca nas grandes celebrações.

Do Grosse Cloche aproveite para ir em direção ao rio Garonne - no caminho passarão pela Porte de Bourgone, que recebe este nome por ser a “entrada” em Bordeaux de quem vinha do leste, ou seja, de Borgonha - , e já na beira do rio poderão ver a Pont de Pierre - construída no século XIX, é a fronteira jurídica entre a parte martítima e a parte fluvial do porto de Bordeaux.

Curiosidade sobre a Pont de Pierre: foi a primeira ponte de pedra de Bordeaux, financiada por Napoleão Bonaparte e possui 17 arcos - dizem que seria um arco para cada letra do nome de Napoleão.

Ainda margeando o rio, sigam para a Porte Cailhau (fica bem perto da avenida que margeia o rio) - uma porta medieval de 1494 e que estava nas muralhas da cidade, e depois, para a Place de la Bourse - o prédio da bolsa de valores é lindo e no verão o espelho d’água cria um espetáculo à parte.

Ao passar pelo prédio da Bolsa de Valores, vire para a esquerda e já chegue no Grand Thêatre - um dos principais cartões postais de Bordeaux, o grande teatro da cidade, do século XVIII, é o local de apresentação da Ópera Nacional de Bordeaux.

Porte Cailhau

Quase do outro lado da rua - junto da praça - está a Maison du Vin - o local perfeito para acabar seu dia em Bordeaux.

Na Maison du Vin está o Bar à Vin, um bar de vinhos ligado à escola de sommeliers onde são servidos vinhos de Bordeaux, além de petiscos. Os vinhos são servidos à copo e, a cada três dias, são trocados os rótulos à disposição. Vinhos brancos, rosés, tintos e também o famoso Sauternes - todos à prova.

Um dia intenso, mas com certeza, delicioso!

O roteiro apresentado é uma sugestão para conhecer os principais pontos turísticos de Bordeaux em um dia. Você também pode querer conhecer outros locais como:

  • Monument aux Girondins - o monumento homenageia os “Girondinos”, um grupo político importante para a implantação da república francesa.

  • Grande Synagogue de Bordeaux - a Sinagoga construída em 1882 é considerada uma das mais bonitas da Europa, conjugando em sua arquitetura referências medievais e o orientais.

  • Musée du Vin et du Négoce - o museu do vinho se encontra em um edifício do século XVIII, e a visita decorre nas caves, com uma prova de vinhos no fim.

  • CAPC Musée D’Art Contemporain: museu de arte contemporânea onde estão expressões artísticas mais emergentes e atuais.

  • Muséum - Sciences & Nature: o museu de ciência e história natural possui grande acervo e muita iteratividade. Possui uma área dedicada às crianças com até 6 anos de idade - super interessante para quem viaja com crianças.

  • Musée et Galerie des Beaux-Arts: com obras de artistas europeus (Matisse, Picasso, Renoir …) e também de artistas de Bordeaux.





Anterior
Anterior

Bordeaux Métropole Citypass: compensa comprar?

Próximo
Próximo

Turismo de massa?