Viagem de motorhome: tudo que você precisa saber

Tudo que você precisa saber para a sua viagem de motorhome: da limpeza aos locais para ficar, o que levar, e a minha opinião sobre esta experiência.

Antes de começar a detalhar as informações, quero explicar que em Portugal utiliza-se comumente o nome “autocaravana” para designar o “motorhome”. Por isso, será comum ler neste texto este termo, bem como verificar nos campings a mesma.

Para facilitar, vou deixar um índice deste post:

  1. Como alugar um motorhome em Portugal

  2. Tipos de motorhome

  3. Como é feita a limpeza?

  4. Onde estacionar, dormir e ficar com seu motorhome

  5. A minha opinião


                                                                                       A autocaravana que alugamos (perfilada)

1. Como alugar um motorhome em Portugal

Em Portugal o comum é encontrar o “aluguer de autocaravana”. A diferença de linguagem pode te fazer ter alguma dificuldade em encontrar as empresas que trabalham com este serviço, por isso, fica a informação.

Existem muitas empresas para o aluguel da autocaravana, e deixo a lista abaixo. Aproveito para dizer que as duas que mais gostei foram a Parracho e a Camperline - na primeira alugamos, e na segunda quero alugar da próxima vez.

  1. Parracho (MC Rent) - em Sintra;

  2. Go Caravaning

  3. Camperline ;

  4. Indie Campers;

  5. Campervan Portugal;

  6. Lisboa Campers;

  7. Caravans 2 Rent;

  8. Road Surfer.

Além das empresas acima, existe a YESCAPA - uma empresa que conecta particulares, ou seja, pessoas que possuem autocaravanas e colocam para alugar (uma espécie de Airbnb de motorhome).

Antes de fechar o seu contrato, tenha em atenção as seguintes situações:

  • Seguro - qual o valor do seguro e da franquia - pagamos o seguro para não usar, mas em caso de necessidade é importante ter conhecimento das regras previamente.

  • Recheio” - verifique se a autocaravana possui todos os itens para a sua utilização já incluídos (da roupa de cama aos talheres) ou se é preciso pagar algum adicional por estes - aqui podemos ter uma significativa diferença de valores (aquele orçamento que era barato pode se tornar bem mais caro se tiver que pagar pelos utensílios).

  • Botija de gás - muitas autocaravanas são entregues possuem apenas uma botija, e poderá precisar de adquirir outra (durante o seu passeio). O melhor é optar por alguma que já tenha 2 botijas - o aquecimento da água dependerá dela, mas também o funcionamento da geladeira (frigorífico).

Pode ser que nem todas as empresas tenham o modelo que você quer, e que atenda à sua família - veja no ponto 2 os modelos. Por isso, antes mesmo de definir onde alugar, tenha conhecimento de todos (prós e contras de cada um).

2. Tipos de motorhome

Conhecer e definir o tipo de motorhome que mais gosta é o segredo do sucesso da experiência. Aqui você vai verificar o que mais te agrada e o que mais incomoda. Vamos aos modelos:

  • VAN - a van é o menor modelo, e por isso, no seu interior não tem banheiro/casa de banho. A cozinha é pequena, e para melhor utilização deve-se estar com a porta da van aberta e a ampliar para área externa.

  • CAMPERVAN - maior que a van, este modelo possui banheiro e também uma cozinha mais espaçosa. Muitas campervans possuem seu espaço ampliado com a extensão do teto para formar a cama.

  • PERFILADA - também chamada de semi-integral. Possui mais espaço para circular e estar, banheiro (possibilidade de ter o chuveiro separado do vaso sanitário), o quarto fica completamente separado do resto da habitação, cozinha completa e sala. Caso tenha mais de 2 pessoas é preciso montar a cama adicional (em alguns modelos a cama “desce” e em outros o sofá se transforma em cama).

  • INTEGRAL - Possui mais espaço para circular e estar, banheiro (possibilidade de ter o chuveiro separado do vaso sanitário), o quarto fica completamente separado do resto da habitação, cozinha completa e sala. Aqui há uma porta para o/a motorista e outra para a casa (não existe porta do carro para o passageiro - esta é a principal diferença em comparação com o modelo perfilado). Caso tenha mais de 2 pessoas é preciso montar a cama adicional (em alguns modelos a cama “desce” e em outros o sofá se transforma em cama).

  • CAPUCINE - Espaço de circulação mais amplo, banheiro, e a diferença é na cama adicional, pois esta não precisa ser montada (como acontece com a perfilada e a integral) pois é em “alcova” (cama acima dos bancos do carro). Neste modelo a parte do lavatório do banheiro é separado do chuveiro.

O modelo CAPUCINE é atualmente menos utilizado, pois consome mais combustível - a protuberância por cima da área do motorista (que é a alcova) causa maior resistência do ar.

Nas imagens abaixo podem ver os modelos (estão na ordem informada) - imagens dos sites da Parracho e Go Caravaning :

Os modelos possuem características diferentes, e aqui digo o que para nós foi importante (e nos motivou a escolher o modelo perfilado - aqui podem ver como é):

  • O chuveiro/duche separado do vaso sanitário/sanita - caso contrário, teríamos que secar o espaço todo quando tomássemos banho - isso era muito importante mesmo, pois se decidirmos comprar em algum momento, queremos que seja assim;

  • Cama de casal central, ou seja, com acesso por ambos os lados - o permite cada um se locomover sem incomodar o outro (ver foto abaixo);

  • Ambiente da “casa” separado daquele destinado à condução (“carro”). Com isso, sempre foi possível entrar/sair do carro sem precisar ir à área da casa, permitindo manter o ambiente mais limpo.

                                                                                               Exemplo da cama de casal central

3. Como é feita a limpeza?

Em termos de limpeza podemos falar em dois seguimentos:

  1. A limpeza interna (chão, banheiro, pia/louças etc);

  2. Limpeza de detritos - chamada de serviço.

Um “grande drama” em termos de motorhome é a limpeza em geral (e era o meu maior medo), mas te digo que é super simples e sem grandes dilemas.

A limpeza é denominada de serviço (nome que vai ver nos locais e app) é feito em local específico para isso. Há locais pagos e outros gratuitos - para saber melhor, consulte o app (vários indicados abaixo).

Quando falamos em serviço, estamos falando de limpar as áreas sujas e também de encher o motorhome com água limpa.

Sobre a água suja, existem dois tipos:

a) Água cinzenta: a água que advém da utilização do banho e da lavagem da louça.

b) Vaso sanitário/sanita: os dejetos do vaso sanitário.

Para se retirar a água cinzenta o processo é bem simples: para-se o motorhome no local de serviço - onde existe um ralo, e aciona-se o mecanismo para liberar a água (normalmente alavanca), deixando que toda a água seja esvaziada. Não há qualquer contato com a suas mãos ou necessidade de “esfregar” onde está sendo limpo.

No caso dos dejetos do vaso sanitário, estes vão todos para um recipiente chamado de “cassete” - que é uma caixa que fica acoplada por debaixo do banheiro e é retirada pela parte externa do motorhome. Este recipiente funciona como um banheiro químico - quando está sem qualquer dejeto coloca-se um produto (cápsula/líquido) que acaba por dissolver e não deixar odor.

                                                                                                           Exemplo de uma cassete

A cassete deve ser despejada em um local específico - que é fechado e não há qualquer contato também. Depois de despejar a sujeira inicial coloca-se água, lava-se e despeja novamente (mantendo mais limpa e sem resíduos). Feito isso, está pronta para nova utilização (lembre-se de colocar o produto).

Por fim, no serviço também é necessário encher o recipiente de água limpa. Para isso, existe uma mangueira que é colocada na torneira e no tanque de água (abertura como do tanque de combustível) - basta abrir a torneira e deixar o tanque encher (ou se observa no painel eletrônico, para as que possuem, ou basta deixar transbordar a água).

A autocaravana que alugamos era super nova, e por isso, com informações digitais. Ela possuía um painel onde podíamos ver o percentual de água limpa e também o de água suja - o que facilita para saber quando terá que ser feito o novo serviço.

4. Onde estacionar, dormir e ficar com seu motorhome

Estacionamento de autocaravana em Ayamonte (com serviços pagos)

É muito importante ter atenção às regras para autocaravana em Portugal - e na Europa. Isso por que não basta encontrar um espaço e parar o seu motorhome - há limitações em muitas cidades e estacionamentos.

E como saber onde podemos parar?

Existem alguns apps que se dedicam a este tema. Neles constam onde estacionar, se o local é pago ou gratuito, se há serviços ou não, onde estão os campings etc.

Antes de iniciar a sua viagem já comece a conhecer o app que você escolher - isso vai te deixar bem familiarizado com ele e facilitar nas decisões durante os dias que percorrer as estradas com seu motorhome.

Em todos eles há os pontos de interesse (local de serviço, apenas estacionamento, local para pernoite, campings), comentários de utilizadores e podem se associar à navegação/gps (Waze, Google Maps):

Indico que conheçam todos e vejam com qual mais possuem facilidade para a utilização.Por aqui optamos pelo PARK4NIGTH.

5. A minha opinião

Confesso que estava bem reticente em viver esta experiência. Me angustiava a limpeza - tanto a externa (que falo no ponto 3) quanto a interna.

A externa foi bem mais simples do que pensei - e digo isso depois de efetivamente ter feito.

Quanto à interna, para facilitar, optamos por fazer semelhantemente como usamos em casa: deixamos os calçados “de rua” na área da direção do motorhome, e na área “da casa” ficávamos de chinelos. Assim conseguimos evitar muita sujeira.

O que mais me angustiava se tornou simples, e por isso, recomendo vivamente a experiência. Poder mudar o rumo da viagem, ter a nossa cadelinha sempre junto (Meg aproveitou também), poder comer sem precisar estar em restaurantes o tempo todo… e não ter que carregar malas.

Por ter sido a nossa primeira experiência optamos por um destino citadino (sul da Espanha), e sempre ficamos em locais destinados à autocaravana - que escolhemos no app Park4Night.

                                                                                         Ronda, Espanha - um dos nossos destinos

No entanto, quero repetir a experiência, pois não aproveitei a sensação de estar completamente “no meio do nada” e não me preocupar se era um local permitido para estacionarmos ou pernoitarmos.

Esta sensação, eu acredito, que será a que realmente me fará pensar se vale a pena comprar um, pois se não for boa, a verdade é que podemos viajar de carro e ficar em hotéis ou apartamentos.

É a liberdade da autocaravana que mais me faz querer estar em uma.

Provavelmente teremos “cenas dos próximos capítulos”! Até lá, me conta se você já viajou em um motorhome e como foi sua experiência! E claro, me conte também se minha experiência te ajudou (ou não) a viajar em um motorhome!

Anterior
Anterior

Natal em Portugal 2024

Próximo
Próximo

WOW - World of Wine: museus, restaurantes e uma vista incrível