Tribunal de Nuremberg - a Sala 600

"LAW, HISTORY, REMEMBRANCE, FUTURE"
 
Lei, História, Lembranças, Futuro. Assim somos recebidos pelo Tribunal de Nuremberg. 
 
Fachada do Tribunal de Nuremberg

 

Este é um post de viagem um pouco diferente!
 
Um misto de Viagem, Direito e História - juntei todas as paixões de uma vez!
 
Nuremberg fica ao norte da região da Baviera, na Alemanha, e fica próxima a Frankfurt, Munique e Sttutgart.
 
Quando estive lá, fizemos o trajeto de carro, e entre Baden-Baden e Berlim, optamos por conhecer o famoso Tribunal de Nuremberg. E por que famoso?
Bandeiras na fachada do Tribunal de Nuremberg

 

Após a Segunda Guerra Mundial era preciso analisar e julgar os fatos decorrentes do nazismo, fatos estes que ultrapassaram o Estado Alemão e que não podiam ficar impunes.
 
Para tanto, mesmo com muitas críticas jurídicas, foi instituído o Tribunal de Nuremberg, cujos julgamentos se realizaram entre 1945 e 1949. Instituído por que o Tribunal já existia: sua construção se deu entre 1909 e 1916 por decisão do Parlamento da Bavária, tendo sido inaugurado no meio da 1ª Guerra Mundial.
 
Após a normatização das regras de julgamento pelos Aliados, determinaram o julgamento dos principais líderes ligados a Hitler, oficiais do Partido Nazista e militares de alta patente. Hitler não foi julgado, pois cometeu suicídio.
 
A escolha de Nuremberg como local do julgamento se deu em razão de ser lá que, anualmente, se realizavam comícios e passeatas nazistas, e com o Julgamento mostrariam o fim do nazismo e das consequências deste.
 
Mesmo com este "peso", o local vale a visita. É uma volta no tempo, uma forma de reviver a história, e de acreditar na Justiça.
 
Os julgamentos ocorreram na Sala 600, a maior sala, situada na Asa Leste.
 
Parte interior da Sala 600 do Tribunal de Nuremberg

 

A sala dos julgamentos é possível de ser visitada, e todos os detalhes são mostrados. Ao tempo do processo, as janelas foram cobertas para evitar de serem quebradas, ou que alguém fosse atingido por eventual objeto arremessado.
 
Além desta sala, é possível passar pelo local em que a imprensa ficou. Neste, atualmente, há um museu com várias mídias que foram transmitidas durante as sessões de julgamento, além de objetos relacionados com os fatos.
 
Mesmo com tantas críticas jurídicas, o Tribunal de Nuremberg foi essencial para a criação de um modelo de Corte Internacional Criminal, que hoje é o Tribunal Penal Internacional, competente para o julgamento de crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade.
 
Espero viver em um tempo sem crimes contra a humanidade. Que possamos ver a história e aprender com ela, superando erros, fazendo do mundo efetivamente um lugar melhor.
 
bancos do julgamento no Tribunal de Nuremberg

 

COMO VISITAR:

  • Não é preciso marcar previamente.
  • De 01/11 a 31/03 - 10h às 18h - última entrada às 17h (fechados nas terças-feiras)
  • De 01/04 a 31/10 - 09h às 18h, exceto aos sábados e domingos, quando a entrada inicia-se às 10h - em todos os dias a última entrada às 17h (fechados nas terças-feiras)
  • Valor do ingresso: 6 euros
  • Endereço: BärenschanzstraBe, 72, Nuremberg, 90429
  • Site oficial: https://museums.nuernberg.de/memorium-nuremberg-trials/ 

Hospedagem em Nuremberg? Você ver várias opções aqui! Ainda não é cadastrado no Booking? Cadastre-se e GANHE R$ 50,00 em uma hospedagem!

 

Precisa transferir dinheiro para o exterior? Clique aqui, cadastre-se no TransferWise e ganhe uma transferência sem custos!

Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!

Facebook:Um Olhar Novo
Instagram: @blogumolharnovo
Twitter: @UmOlharNovo

 

Anterior
Anterior

Cascais - o que fazer visitar em um dia!

Próximo
Próximo

As 4 melhores dicas de Lisboa por Blogueiros de Viagens