Castelo de Vide: um presente no Alentejo
Castelo de Vide foi uma verdadeira surpresa para esta que vos escreve!
Para quem vive em outro país, sabe bem como é estar atento aos prazos de documentos para se manter de forma legal (regularizado).
Precisávamos ir à Guarda, do lado da Serra da Estrela, para renovar a autorização de residência em Portugal. Já que estaríamos fora de casa, decidimos estender a viagem e conhecer Marvão.
E aí, dois dias antes, fui buscar onde ficarmos.
A Isabela, do Viajapédia, tinha estado em Castelo de Vide nas férias dela pelo Alentejo, e eu tinha adorado as imagens do Instagram. Não pensei duas vezes e fui pesquisar.
E aí que decidimos mesmo estar em Castelo de Vide.
Bandeira de Castelo de Vide no alto do Castelo
Mas eu já te digo que o lugar é muito mais do que eu te contar, ou do que a Isabela me mostrou no feed do Viajapédia.
Isso por que, mais do que qualquer imagem da cidade, as pessoas são das mais queridas. E isso, não tem preço, não é mesmo?!
Por isso, Castelo de Vide é um presente no Alentejo!
O QUE VER EM CASTELO DE VIDE:
O CASTELO: a parte mais importante da cidade, sem dúvidas! O Castelo é do Século XIII por ordem de D.Dinis, e por causa disso, Vide passa a se chamar Castelo de Vide.
Em 1705 a Torre de Menagem sofreu abalos por causa de uma explosão decorrente da invasão espanhola, e depois, o Castelo veio a sofrer novamente com o Terremoto de 1755.
Em 1978 foi reconstruída, e ainda preserva o ar mais bucólico, sem grandes intervenções turísticas. Não há qualquer pagamento para conhecer.
Parte interna do Castelo
FONTE DA VILA: a cidade tem inúmeras fontes espalhadas pelo território, mas a Fonte da Vila é tida como "ex-libris da Vila", e está situada bem ao lado do bairro Judeu, sendo o local de desenvolvimento das ruas à sua volta.
Foi construída no Século XVI, mas antes já era a fonte de água potável utilizada pela população.
Fonte da Vila
SINAGOGA: não se sabe ao certo a data da construção, mas no século XIV já existia uma judiaria em Castelo de Vide.
As portas em ogiva são todas de um único edifício de dois andares. Embora tenha sofrido alterações no século XVIII para ser residência, em 1972 foi reconstruída respeitando o traço inicial.
Sinagoga
As portas em ogiva são vistas por toda a Judiaria:
Porta da Judiaria em Castelo de Vide
Em 2011 o Embaixador do Estado de Israel reconheceu o esforço de Castelo de Vide na recuperação e valorização da herança judaica sefardista.
ONDE COMER:
Fizemos duas refeições em Castelo de Vide: em uma pastelaria/padaria e em uma pizzaria.
A pizzaria foi a TONY PIZZA V, que fica na Rua Bartolomeu Alvares de Santa, nº 64 - no Largo bem atrás da principal Praça da Cidade. Pizza simples e gostosa.
A pizza (alentejana) grande custou 10 euros, e o copo de vinho saiu por 1,50 euros.
Para experimentar o doce típico da região - BOLEIMAS - aproveite o CANTINHO DOS SABORES que fica bem na rua principal. As boleimas são deliciosas, e o atendimento um diferencial! Vale mesmo ir!
ONDE FICAR EM CASTELO DE VIDE:
Nos hospedamos na Casa Cardinho. A casa fica bem na zona histórica e é possível fazer tudo andando. Além do bom preço e possibilidade de levar animal, a nossa Anfitriã nos deixou figos frescos e foi extremamente gentil.
vista da nossa casa em Castelo de Vide
Caso queiram outras opções, também é possível ficar em:
Antiga Estação de Comboios
Aproveite para conhecer a região e ir até MARVÃO.
CURIOSIDADE:
Os moradores mais antigos acreditam que se colocarem garrafas d'água na porta de casa, os animais são afastados e eles ficam protegidos. Por isso que, no final do dia, várias são as garrafinhas colocadas (foto abaixo):
ORGANIZANDO SUA VIAGEM:
Buscando um hotel ou apartamento? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!
Pensando em uma #roadtrip ? Alugue seu carro com a Rentcars, parceira do Blog!
Para viajar para Portugal, Cabo Verde ou Itália, você pode fazer o PB4.
Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!
Facebook:Um Olhar Novo
Instagram: @CarolSantos.pt
Twitter: @UmOlharNovo