Aveiro: o que visitar

Aveiro é uma pequena cidade do litoral centro/norte de Portugal e é conhecida como “Veneza Portuguesa”.

E por que Veneza Portuguesa? O apelido decorre da geografia de Aveiro: a cidade é “invadida” pelo mar, criando vários canais de água - o que se denomia “RIA”.

A Ria de Aveiro acabou por permitir a existência de uma salina - que foi super importante para a pesca do bacalhau. Além da salina, a ria de Aveiro também foi o local para colher o moliço - uma alga.

Feita esta breve apresentação da geografia, vamos te mostrar o que visitar em Aveiro:

1. SALINAS DE AVEIRO: As salinas de Aveiro são muito próximas do centro da cidade. Embora já tenham tido uma grande influência econômica na cidade - pois eram 409 salinas - atualmente apenas 6 salinas estão “em funcionamento”. A família do Cláudio Banca está a frente do negócio - ele e o pai trabalham diariamente, e em conjunto com a mãe, vendem o sal. A visita é livre, mas podem aproveitar para comprar o sal.

2. PASSEIO DE MOLICEIRO: Moliceiro é o barco que era utilizado para colher o moliço (alga). Atualmente, é utilizado para percorrer as rias com os vários turistas. Aproveitem para olhar de pertinho os detalhes das pinturas dos moliceiros (risos).

3. COMER OVOS MOLES: os ovos moles são os doces tradicionais de Aveiro. São doces de ovos revestidos por uma camada bem fina (parece uma hóstia) em formato de conchas, peixes etc. A Confeitaria Peixinho é a mais antiga e a primeira a produzir os ovos moles. Fica na Rua de Coimbra, n.º 9, Aveiro (bem no centro).

4. APRECIAR OS EDIFÍCIOS DE ARTE NOVA (ART NOVEAU): Aveiro possui uma rica arquitetura de arte nova. São vários edifícios espalhados pelo centro da cidade que se destacam e encantam. O principal é o Museu Arte Nova - Antiga Casa Major Pessoa , mas além deste, o município de Aveiro criou uma rota que permite descobrir todos - você pode acompanhar pelos números presentes na frente de cada um dos edifícios.

5. CONHECER O FAROL DA BARRA: O segundo maior farol da Península Ibérica, e um dos 26 mairoes do mundo, fica em Aveiro, na Barra. Junto do mar, o Farol chama a atenção.

Farol da Barra, Aveiro - Portugal

6. CONHECER AS CASAS LISTRADAS DA COSTA NOVA DO PRADO: A tradição dos pescadores se transformou em arte que atrai cada vez mais pessoas para a Costa Nova do Prado. Distante 30km do centro de Aveiro, fica entre o mar e a ria. Conta a história que os pescadores pintavam as suas casas com listras coloridas para que pudessem, ainda ao longe, as ver. Deste tempo, para hoje, não só as casas dos pescadores foram assim pintadas, mas muitas outras que foram construídas por lá.

Aproveite para conhecer também:

  • ÍLHAVO: em Ílhavo está a Fabrica de Porcelana da Vista Alegre. Além da Igreja e do Museu, no local da Fábrica também existe uma loja de porcelanas (e um outlet). Em Julho de 2024 o local estava fechado para visitação em razão de obras.

  • VÁLEGA: A Igreja Matriz de Válega é lindamente revestida de azulejos, e uma das igrejas mais bonitas de Portugal. Fica na Rua da Igreja Matriz, Válega, CP 3880-506


Portugal é um país lindo e cheio de lugares diferentes e encantadores. Se você quer conhecer Portugal, entre em contato conosco para organizar a sua viagem!

E, se ainda não nos segue nas redes sociais, aproveite: curta e compartilhe!

Facebook:Um Olhar Novo

Instagram: @CarolSantos.pt


















Anterior
Anterior

Olimpíadas de Paris: um pouco mais sobre a Cidade Luz

Próximo
Próximo

Quinta do Vianna - uma janela do Douro